Coordenador : Aline Emerim Pinna
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389518.2199.157550.16022023
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Discentes do curso de Medicina Veterinária e proprietários de equinos com baixa renda.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Veterinária. Secretaria do Meio Ambiente - Prefeitura de Niterói
Objetivo
O projeto se justifica pelo oferecimento de um suporte a população que inclui o esclarecimento sobre as principais doenças de equinos e zoonoses, assessoria e apoio de diagnóstico clínico-laboratorial, tratamento e controle, encaminhamento e tratamento humanitário dos animais. Além disso, o projeto inclui a capacitação em sanidade animal e saúde pública para alunos da veterinária da UFF. Dessa forma, este projeto objetiva: 1- Conscientizar proprietário e crianças do ensino fundamental I sobre bem-estar animal, sanidade, destino correto do material e do lixo e medidas de controle da população animal, instruir sobre zoonoses; 2- Propiciar aos equídeos acesso a assistência médica-veterinária básica; 3- Contribuir com a formação dos acadêmicos envolvidos no projeto e demais discentes e profissionais interessados; 4- Trazer resultados diretos para a sociedade como ao contribuir com a educação social, limpeza urbana e redução de potenciais causas de acidentes e disseminação de zoonoses.
Resumo
O número de equinos utilizados nas cidades é significativo. Esses animais, principalmente na área urbana, são levados a enfrentar uma forma de vida totalmente adversa, tendo que adaptar-se a um trabalho excessivo em condições de pouca sanidade e má nutrição. Grande parte dos proprietários destes animais fazem um manejo inadequado dos seus animais por falta de conhecimento e orientação técnica. Devido aos limitados recursos desses proprietários, estes cavalos recebem pouca ou nenhuma assistência veterinária, vivendo em condições precárias caracterizadas por desnutrição, parasitoses, problemas locomotores e doenças infecciosas, além de zoonoses. O Projeto Amigos do Cavalo foi idealizado em virtude da necessidade de atender estes equinos e zelar pelas suas condições sanitárias e de saúde. O Objetivo deste projeto é conhecer a realidade local da população de equinos de rua no município de Niterói, fazer a sua apreensão, realizar atendimento clínico aos equinos e efetuar encaminhamento terapêutico, quando necessário. Também buscar realizar um trabalho educativo com os proprietários integrando os estudantes à realidade social deste contexto. O Projeto Amigos do Cavalo visa atendimento clínico correto aos equinos de rua e hospedaria, incluindo além dos exames clínicos propriamente ditos, exames complementares. O programa em questão, conta com a participação do Grupo de estudo, pesquisa e extensão em equinos, composto por discentes bolsistas e estagiários da graduação e pós-graduação, orientados por docentes relacionados ao setor de equideocultura.